
Armação de Búzios
Búzios é um importante balneário brasileiro localizado na Região dos Lagos do Estado do Rio de Janeiro. É uma cidade com cerca de 25 mil habitantes, porém bastante cosmopolita. No seu pequeno centro está toda a vida noturna, que inclusive é muito agitada. A Península de Búzios possui clima suave, águas claras e vida marinha muito rica, onde também é possível praticar todo tipo de esporte aquático: surf, SUP, kitesurf, caiaque, mergulho, pesca, vela, entre outros...

Na península que mais parece uma ilha, as praias são as estrelas principais. São 23 pedacinhos do paraíso, cada um com seu charme e estilo próprios. Geribá, a preferida da juventude, atrai surfistas o ano inteiro. Já as águas calmas são as marcas registradas das praias Tartaruga e João Fernandes, indicadas para quem viaja com os pequenos. Assim também é a Ferradura, com caiaques, banana boat...

Com dois quilômetros de extensão, Geribá é a mais frequentada praia de Búzios. Em sua orla destacam-se belas residências de veraneio, pousadas e bares. Cercada por rochas e lindas casas encravadas entre as pedras. Com areia fina e branca e mar agitado, é excelente para a prática do surf (com esquerdas e direitas quebrando em toda a sua extensão), bodyboard, futebol de areia, windsurf, vôlei de praia, wakeboard, vela e caminhada, tornando-se o ponto de encontro preferido dos jovens.

Cercada por montanhas e costões, a praia é uma belíssima enseada de águas calmas – ora verdes, ora azuis - e areias finas e brancas. O acesso é por um caminho fácil, a partir do canto esquerdo da praia de Geribá e percorrido em cinco minutos de caminhada. Na alta temporada, pode ser difícil estacionar.

A bucólica Orla Bardot, sempre colorida pelos barquinhos de pesca, nos obriga a uma bela e charmosa caminhada ao longo do calçadão, salpicado de decks de madeira, bancos e jardins, apresentando as esculturas de bronze de visitantes famosos como a atriz francesa Brigitte Bardot e o ex-presidente JK. Moradores e trabalhadores ilustres – os pescadores – também são homenageados ali, através de um belo monumento assinado pela artista Christina Motta.

Ícone de Búzios, a Rua das Pedras é o retrato do glamour do balneário. Com pouco mais de 600 metros de extensão, a "passarela" reúne bares transados, restaurantes sofisticados, lojas de grife, pousadas, cafés, galerias de arte, sorveterias, boates...

O único cinema do balneário não poderia ter um nome mais glamouroso: Gran Cine Bardot. E o endereço não poderia ser mais buziano - Travessa dos Pescadores. O espaço foi inauguardo em 1990, tem capacidade para 111 pessoas e som de primeira. As sessões rolam de quinta a domingo e no mês de novembro o burburinho é garantido. É quando acontece o concorrido Festival de Cinema de Búzios, com direito a sessões gratuitas também na Praça Santos Dumont.

No coração do centro buziano está a Praça Santos Dumont: uma mistura de charme e descontração cercando o comércio. A Feirinha de Artesanato reúne artesãos vindos de toda aparte do mundo. Há pousadas, restaurantes e cafeterias que se reúnem em torno dela, alem do centro de informações turísticas.

São dois mirantes localizados em pontos estratégicos da península que propiciam uma vista completa de 360º, incluindo as ilhas e as montanhas da serra. Um se encontra entre as praias de João Fernandinho e Brava, o outro entre as praias Brava e do Forno.

As ilhas buzianas cercam a península formando um eco-sistema perfeito para peixes, corais e aves, tudo o que os grandes mergulhadores buscam. Num único passeio de barco você poderá conhecer as ilhas Caboclo, Feia e Rasa, roteiro muito agradável. A boa é incluí-las em seu passeio por Búzios, para mergulho ou pescaria. Para os mergulhadores profissionais recomendamos a Ilha da Âncora.

Espetáculo raro da natureza, entalhes nas pedras e diques vulcânicos compõem poças e valas naturais para as águas do mar que caem formando uma exuberante cachoeira de água salgada com distintos níveis de queda. Sempre que o mar estiver agitado e a maré estiver alta, você poderá apreciar este espetáculo da natureza. Para chegar até as Poças das Tartarugas é só seguir por trilhas a partir da praia dos Amores, que fica no canto esquerdo da ferradurinha.

É o chamado Himalaia Brasileiro, recentemente reconhecido por cientistas da Universidade do RJ (UFRJ). Além da beleza contida neste fenômeno, a Lagoinha é um inesquecível lugar de formações rochosas, piscinas naturais de abundante fauna marítima e vegetação nativa, incluindo o cacto de cabeça branca, que ocorre apenas neste litoral. Verdadeira amostra da história geológica e biológica da formação do continente ocorrida há mais de 500 milhões de anos.

Este antigo pier restaurado, é local de partida dos passeios de escunas de Buzios, das saídas dos barcos de operadoras mergulho, ponto de aluguel das traineras de pescadores buzianos para a própria pesca ou passeios e também utilizado para o desembarque dos passageiros de muitos dos grandes transatlanticos que por aqui ancoram. Um dos passeios obrigatórios no centro e um dos pontos fotográficos preferidos dos turistas, já que a paisagem é uma postal com os barquinhos, a orla e as ilhas ao fundo.

A Serra das Emerências abriga exemplares típicos e raros da Mata Atlântica. Nesta região ainda podem ser encontrados os quase extintos Micos Leões Dourados e por incrível que pareça, muitas árvores de Pau-Brasil. A serra caracteriza-se por pequenos maciços costeiros de origem pré-cambriana, destacando-se espécimes endêmicas, como o cacto "Piloso Sereus Ulei". Em locais protegidos do vento, onde a movimentação de areia é menor, a vegetação se desenvolve mais, predominando arbustos e árvores.

Criatório natural com mais de 300 espécies de borboletas, 80 de pássaros, orquídeas, Pau Brasil e 40% dos 1300 tipos de bromélias encontradas no Brasil. Os vestígios indígenas ainda estão presentes, como a "casa de farinha" e o antigo cemitério de sambaquis, símbolos históricos da nossa antiga cultura que permanecem intactos. Há cerca de 7000 anos, o pântano da malhada era coberto pelo mar, hoje é uma praia fóssil constituída por espécies de conchas e ostras.

Maria Desatadora de Nós é uma das mais antigas devoções de Nossa Senhora, uma vez que começou na Alemanha, em 1700, quando foi encontrado um quadro milagroso inspirado em uma meditação de Santo Irineu, retratando a Virgem. A capela da cidade de Búzios foi erguida e dedicada exclusivamente à Nossa Senhora Desatadora dos Nós, diferente de outras igrejas no Brasil e no mundo.

